Foto: Reprodução/TV Clube
Os estudantes Lucas Gomes Gregório e Rhuan Gomes Gregório, irmãos gêmeos, viajam todos os dias mais de 200 km porque optaram por estudar em escola de tempo integral. Os jovens acreditam que a modalidade de ensino é a melhor escolha para conseguirem aprovação em vestibulares.
Os irmãos moram em Sigefredo Pacheco, a 100 km de distância de Piripiri, onde fica o Centro Estadual de Tempo Integral José Narciso Da Rocha Filho. Uma viagem de ida e volta, repetida por cinco dias da semana.
“Eu tenho maior contato com as pessoas, mais tempo para estudar as matérias que eu gosto, como ciências da natureza. Por isso eu tenho orgulho de dizer que sou estudante de escola pública”, disse Rhuan Gomes Gregório.
Os estudantes de escolas de tempo integral têm mais tempo em sala de aula. São nove horas diárias de ensino com mais tempo para preparar os alunos para futuras aprovações.
Converter esse maior tempo em sala de aula em aprovações, é uma aposta não só dos irmãos, mas também da Secretaria de Estado da Educação.
“Esse é o nosso propósito e o nosso projeto. Garantir mais e melhores oportunidades aos nossos estudantes, através do modelo da escola de tempo integral”, explicou o secretário.
Adriano Duarte, autônomo e pai do estudante Jonas, faz questão de levar o filho para escola todos os dias e aposta da educação dele. “A escola é o futuro dele. Eu não tive a oportunidade de estudo, como meu filho tem hoje. As escolas são melhores e também até a condição de poder trazer meu filho pra escola hoje", afirmou.
Colhendo os frutos
O estudante Pedro Valentino acabou de se formar no ensino médio no Centro José Narciso da Rocha Filho e já conseguiu a aprovação em uma universidade federal.
“Eu fui aprovado em três vestibulares, mas optei por fazer análise de sistemas no Instituto Federal do Piauí ,em Piripiri, porque minha base está aqui”, contou o estudante.
Deyse Melo, acadêmica de medicina estudava também na mesma escola em 2017, quando ela passou a ser por tempo integral. “Sonhos jamais morrem, eles adormecem até você poder concluir”, disse.
Via g1 Piauí