Heliana Barbary, fonoaudióloga, e sua filha Emannuele Barbary, ambas residentes de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, foram surpreendidas com um momento inesperado e desafiador.
Em um intervalo de apenas 20 dias, ambas receberam o diagnóstico de câncer. Tudo começou quando Heliana Barbary notou cansaço e inchaço em sua mama, o que a levou a procurar atendimento médico. Em 8 de março, recebeu o diagnóstico de câncer de mama.
"Nesse dia, começou a investigação no Hospital de Amor e a médica me alertou que iria fazer a biópsia porque realmente era um câncer de mama”, relatou.
Ao regressar de Rio Branco, Heliana se deparou com uma situação preocupante: sua filha Emannuele, de 18 anos, apresentava uma tosse intensa. Preocupadas, elas buscaram atendimento médico, e infelizmente a jovem recebeu o diagnóstico de linfoma de Hodgkin.
"Levei a um cirurgião no 29 [de março], e no mesmo dia ela entrou no centro cirúrgico para retirada do material para fazer a biópsia. O resultado foi um Hodgkin, que é o nome do tumor. Deu um linfoma de Hodgkin no mediastino", relembra a mãe.
Heliana optou por não compartilhar publicamente sobre seu próprio tratamento, a fim de direcionar todas as orações e mensagens positivas exclusivamente para sua filha.
“Quando eu vi minha filha recebendo a quimioterapia, naquela dor, pedi a Deus que aquilo fosse amenizado, que ela não sentisse dor, e que aquela dor viesse pra mim”, disse
Diante dos diagnósticos semelhantes, Heliana e Emannuele encontraram apoio mútuo. Ambas seguem em seus respectivos tratamentos. Segundo Heliana, o tumor de Emannuele está diminuindo. No entanto, o câncer de Heliana infelizmente se espalhou (metástase), devido à demora no diagnóstico definitivo. Enfrentando essa dupla tristeza, Emannuele destaca que se agarra à sua fé como uma fonte de força.
Via g1