Prefeitura de Miguel Alves é alvo de operação contra fraude e corrupção

Foto: Divulgação/CGU


 Uma operação para desarticular um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes à licitação na Prefeitura de Miguel Alves foi deflagrada nesta sexta-feira (19). Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, 12 deles no município de Miguel Alves (PI) e 3 na capital Teresina. Ainda, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores avaliados em R$ 1 milhão.

As investigações da Operação 45 Graus foram conduzidas pela Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba (PI) e tiveram início após uma auditoria técnica da Controladoria-Geral da União (CGU), que apontou diversos indícios de fraude em procedimento licitatório realizado pela Prefeitura de Miguel Alves para contratação de empresas prestadora de serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado.

Foi comprovado o depósito de verba em contas de “laranjas”, na tentativa de fornecer uma aparência lícita ao procedimento ilegal adotado. Há ainda indícios de participação de servidores públicos municipais no esquema de corrupção.

Os investigados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa, e outros delitos que possam ser identificados durante as investigações.

A operação está sendo cumprida pela Polícia Federal, com o apoio técnico e operacional da CGU. Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí.

Via Piauí hoje 

Tags