Condenado por estupro de irmã e prima é extraditado da Argentina e deve chegar ao Piauí esta semana

 


O ex-estudante de medicina condenado a 33 anos pelo estupro de uma irmã e uma prima, de 9 e 12 anos, foi extraditado e deve chegar ao Piauí esta semana. Ele não terá o nome divulgado para não expor as vítimas.

Segundo a Polícia Federal, o processo de extradição do ex-estudante está em andamento. O ex-estudante saiu da Argentina ainda na noite dessa segunda-feira (6), com destino ao estado de São Paulo.

Ele foi preso na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, em janeiro de 2023 após passar mais de um ano foragido. O ex-estudante chegou a ser procurado em quatro países pela Polícia Civil do Piauí e a Interpol.

Extradição

O processo de extradição é solicitado pela Justiça do Piauí e conduzido pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil. As informações são do g1 Piauí 

Quando ele foi preso na Argentina, a previsão era de que o processo de trazer ele de volta para o Brasil, onde deve cumprir a pena a que foi condenado, poderia demorar até um ano.

O processo de extradição começa com uma comunicação feita pela embaixada do país que pede a extradição de um criminoso, no caso o Brasil, ao Ministério das Relações Exteriores. O pedido vai então ao Ministério da Justiça, que o encaminha ao Supremo Tribunal Federal, para análise da legalidade da ação.


Repórter Igor Alves